segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Compromisso

Conta a história que São Lourenço, como era seu costume, passava horas rezando. Um dia depois de ir visitar os pobres, colocou-se diante de Deus, e pediu:

- Senhor Deus, vi tantos pobres hoje e estão tão sozinhos, abandonados, em triste situação. Escute minha oração, meu Deus. Mande alguém para estar junto deles.


E sua oração foi tão forte e verdadeira que Deus ouviu seu clamor, respondendo ao santo:


- Escutei seu pedido, meu filho. Os pobres são meus filhos prediletos. Preciso de alguém que cuide deles. E vou delegar esta tarefa ao meu querido e fiel servo Lourenço...


Tarefa de Lourenço, tarefa de todos nós. É fácil pedir a Deus que resolva aquilo que nós podemos fazer. Muitas vezes o problema dos pobres pode ser resolvido, quando ajudamos que eles se organizem e busquem as soluções.


Ou como diz o ditado chinês: “Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar”. Mas, alguém acrescentou: hoje precisamos também garantir o acesso ao rio onde está o peixe.


Tarefa nossa estar junto ao povo trabalhador que é vítima do desemprego. Ajudá-los a buscar saídas, a se organizar, a exigir seus direitos.

Exodo 3,7-10 - 
7.O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.8.E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.9.Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios.10.Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”.



Fonte: 
Ângela Rocha
http://www.facebook.com/CatequistaAmadora






Nenhum comentário:

Postar um comentário