1. Tinha o sonho de ser engenheiro de minas e trabalhar na Alemanha, mas o pai decidiuque ele seria administrador do seu jornal. Ele não retrucou.
2. Apaixonou-se por Laura que além de bonita, inteligente, alegre e espirituosa era uma batalhadora que, sem pai e mãe, trabalhava para manter seus estudos e seu irmão mais novo. Infelizmente não pode declarar o seu amor por ela pois imediatamente percebeu que causaria dois grandes problemas: a moça não seria aceita pela sua família, nobre demais para aceitar alguém de origem “tão humilde” e seus pais ainda iriam usar o namoro do filho “desobediente” de pretexto para sua própria separação. Assim ele se calou.
3. Com altos e baixos levou a faculdade, mas no mês da conclusão do curso não conseguiu se formar pois… Morreu!
Um fracassado. Ou, como brincavam os colegas de escola: “Fracassati!”
Três aspectos verdadeiros da vida de Pier Giorgio Frassati e uma conclusão totalmente errada: ele nunca foi um fracassado, subiu a montanha mais alta de todas, a montanha da santidade. E por que? Porque tudo que ele fez tinha um sentido chamado “amor”. Um amorque como Cristo na cruz, renunciava a si mesmo para buscar a vontade de Deus. Para buscar a santidade.
Se eu escrevesse a Wikipédia diria no verbete “santidade“: ato ou efeito de realizar conscientemente a vontade de Deus na própria vida e na realidade que nos cerca. Ou como disse Jesus: “o meu alimento é realizar a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra.” Jo 4,34
A isso tudo chamamos “Revolução Jesus“. Uma consciência de que não estamos aqui sem propósito, sem motivo. Uma consciência de que vivemos para o Amor e por causa do Amor e que, sem Amor, nada vale a pena e eis aí o verdadeiro “fracasso”. “Viver, não fingir que se vive!” diria de novo Pier Giorgio Frassati.
Fracassatis? Não, FRASSATIs! Escaladores de montanhas impiedosas que, se preciso for, vão se arrastar até o cume para, diante do Altíssimo, fazer a unica pergunta que interessa: – E para mim? Qual é o projeto de felicidade que o Senhor reservou para mim? Como realizar a Sua vontade?
E você que não entrou na lama? Já teve a sua resposta? Ou ainda não teve coragem de fazer a única pergunta que realmente traz a resposta para TODAS as suas dúvidas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário