terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evangelho Mc 1,21b-28


10 de Janeiro de 2012
1ª Semana do Tempo Comum

Mc 1,21b-28
Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem
tem autoridade e não como os escribas. Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!”. Mas Jesus intimou-o, dizendo: “Cala-te, sai deste homem!”. O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!”. A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galileia.

Comentário
O início da vida pública de Jesus é marcado por uma constatação: “Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas”. O que viram os conterrâneos de Jesus para fazerem tal afirmação? Viram e sentiram verdade nas palavras que saíam da boca do Mestre; foram testemunhas de que seu ensinamento vinha acompanhado
pelas obras que venciam o mal e que os libertavam dos espíritos imundos. Rezemos, para que, a exemplo de Jesus, todos os que exercem algum tipo de “autoridade” a exerçam com responsabilidade e doação, e não como meio para a submissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário