segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que devo fazer para cativar você?



O pequeno príncipe vivia só em seu planeta. Como não suportou mais a falta de um amigo, saiu à procura, por todo o Universo, de quem o compreendesse e aceitasse sua amizade. Chegou a Terra e ficou parado, próximo a um trigal, à espera de alguém para conversar. Uma raposa apareceu e exclamou:

- Bom dia!

- Bom dia! Quem é você? É tão bonita de se olhar!

- Eu sou uma raposa.

- Você quer brincar comigo, raposa? Eu estou tão triste!

- Eu não posso brincar com você. Ainda não fui cativada.

- O que significa ser cativada?

- É algo que as pessoas quase sempre esquecem. Significa estabelecer laços.

- Estabelecer laços? Como assim?

- Para mim, você é apenas um menininho, e eu não preciso de sua companhia. Para você, eu não passo de uma raposa, mas, se você me cativar, então nós precisaremos um do outro.

A raposa olhou fixamente para o pequeno príncipe durante muito tempo e disse:

- Por favor, cative-me.

- O que devo fazer para cativar você?

- Você deve ser muito paciente. Primeiro você vai se sentar a uma pequena distância de mim e não vai dizer nada. Palavras são fontes de desentendimento. Mas você se sentará um pouco mais perto de mim a cada dia.

Então o pequeno príncipe cativou a raposa. Depois chegou a hora de ele partir.

- Oh! Eu vou chorar! – disse a raposa.

- A culpa é sua. Você mesma quis que eu a cativasse. Adeus!

- Adeus! Antes, vou contar a você um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. As pessoas se esquecem dessa verdade. Mas você não pode esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa.

Este questionamento precisa nos acompanhar nas amizades que temos: “O que devo fazer para cativar você?” Vai nos ajudar a sermos melhores uns para com os outros e querer o bem do outro, isso sim é amor.
Não se força a barra para cultivar uma amizade, ela é um presente, é um dom de Deus, é uma graça. Onde estão os seus amigos? Somos eternamente responsáveis por eles… e precisamos tornar visível o que é essencial para nós.
“Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro!” (Eclesiástico 6, 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário