segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A oração de Jabes (Um homem de destaque)


Leituras = I Crônicas 4,9-10

Introdução: Os nove capítulos iniciais do livro de I Crônicas contêm uma lista com mais de 500 nomes. Parece uma lista telefônica. Mas o versículo 10 de I Crônicas 4 revela-nos que algo especial havia acontecido: um rapaz chamado Jabes estava acima da média, não por seus feitos heróicos, mas por sua oração. E o que Jabes orou?

1 – “Ó Deus abençoa-me...” (versículo 10a).  Quando oramos, estamos pedindo a Deus aquilo que não podemos obter com nosso próprio esforço. Orar é um atitude de humildade e entrega, pois sem a ajuda de Deus o que podemos realizar?

2 – “... e dá-me muitas terras.” (versículo 10a). Não pense que Jabes queria ser um grande latifundiário. Ele estava pedindo a Deus que ampliasse suas oportunidades para realizar os propósitos de Deus na sua vida. Quando Jabes clamou a Deus dizendo: “Dá-me muitas terras ou alarga minhas fronteiras” ele pensava: “Eu não nasci para ter só isso”. Este pedido engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, ministeriais etc. Deus sempre ajuda quando colocamos sua vontade acima das nossas. E a vontade de Deus é que cresçamos e multipliquemos em todos os sentidos, pois nosso Deus é grande e poderoso!

3 – “Fica comigo...” (versículo 10b). Quando Deus começa a alargar nossas fronteiras e a nos abençoar, percebemos que somos pequenos, que não conseguiremos usufruir suas graças se não formos sustentados e guiados por Ele.

4 – “... e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor. (versículo 10b). Foi assim que Jabes terminou sua breve oração. É fato que o sucesso traz consigo grande possibilidade de fracasso. É possível até dizer que ser abençoado por Deus é um perigo, pois podemos nos esquecer de Deus e ficarmos extasiados com sua bênção, como uma criança que ganha um belo presente de seu pai, e a partir daí, não lhe dá mais atenção. Podemos reduzir nossa dependência de Deus e ficarmos arrogantes, achando que não precisamos mais Dele. Após um grande momento de sucesso espiritual é que necessitamos, com urgência, do último pedido de Jabes. Não façamos como o construtor do navio Titanic que disse: “Nem Deus o afunda”. Todos sabem o que aconteceu. Fique fora da arena da tentação sempre que for preciso, teria dito Jabes, mas nunca desista de lutar e conquistar tudo o que Deus preparou para você!

Conclusão: Com certeza Deus nos quer falar por meio de Jabes, que apesar de ser um ilustre desconhecido, ensina-nos a orar com sabedoria.

Perguntas
1)  O que você sempre pede em sua oração?
2)  O que você aprendeu com a oração de Jabes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário