sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O cristão...


O cristão é convocado a ouvir a Palavra. E também: compreender. Assimilar. Renunciar. Obedecer. Anunciar. Permanecer. Reescrever. Praticar. Dar fruto. Perseverar. Fazer o que diz a Palavra. Sim, a Palavra se fez livro, mas precisa fazer-se carne em nossa carne. Pronunciamos a Palavra com nossa vivência e boas obras, com nosso testemunho.

(Dom Orlando Brandes)

Podemos descobri a existência de Deus com a nossa razão?

Youcat 4 - Sim, a razão humana pode, seguramente, descobrir Deus [31-36, 44-47]


 O mundo não pode ter origem e nem fim em si mesmo. Em tudo o que existe está mais do que aquilo que se vê. A ordem, a beleza e o desenvolvimento do mundo apontam para fora de sí mesmos e remetem para Deus. Cada pessoa humana esta aberta ao Verdadeiro, ao Bom e ao Belo. Ela escuta, dentro de si, a voz da consciência, que a impele para o bem e a adverte do mal. Quem segue esta pista encontra Deus

Oração Missionária 2011


Deus-Pai,
Criador do céu e da terra,
Enviai, por meio do vosso Filho,
O Espírito que renova todas as coisas,
Para que, no respeito e cuidado com a natureza,
Possamos recriar novos céus e nova terra,
E a Boa-Nova, que brilhou na Criação,
Seja conhecida até os confins do universo.

Amém.

Porque procuramos Deus?

Youcat 3 - Deus colocou no nosso coração um desejo: procurá-Lo e encontrá-Lo. Santo Agostinho diz: <<Tu criaste-nos para Ti e o nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em Ti.>> A este desejo de Deus chamamos - Religião. [27 - 30]
A busca de Deus é natural na pessoa humana. Toda a sua aspiração pela verdade e pela felicidade é, no fundo, uma busca daquilo que a sustenta absolutamente, que a satisfaz absolutamente, que a torna absolutamente útil. Uma pessoa só está totalmente consigo própria quando encontrou Deus. <<Quem procura a verdade procura Deus, seja evidente ou não para ela.>> (Santa Edith Steim) - 5, 281-285.

Evangelho (Lucas 10,13-16)

Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2011
São Jerônimo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

COMENTARIO
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Porque nos criou Deus?

Youcat 2 - Deus nos criou por livre e desinteressado amor. [1-3]


Quando uma pessoa ama, o seu coração transborda. Ela deseja partilhar a alegria como os outros. Nisso ela parece-se com o seu Criador. Embora Deus seja um mistério, podemos pensá-L'O de um modo humano e dizer: Ele criou-nos a partir do "excesso" do seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor.

Padre Reginaldo Manzotti - Oração da Manhã

No dia dos Santos Anjos da Guarda reze com o Padre Reginaldo Manzotti pedindo a proteção dos Santo Anjos para a sua vida



Padre Reginaldo Manzotti
,
Programa Oração da Manhã do dia 29/09/2011

Radio Evangelizar

Curitiba - Pr.

A Palavra de Deus na Vida - 29/09/2011


Evangelho (João 1,47-51)

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2011
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Desde sempre Deus criou maneiras de nos acompanhar em nossa vida, para que nos conscientizemos de que entre ele e nós não existem distâncias. Os anjos são uma dessas formas que movem os circuitos da graça e as belas coincidências. Renova tua fé, hoje, nos Arcanjos, esses belíssimos seres que só vivem para obedecer à vontade de Deus e cantar suas grandezas e ao que mostra mesquinhez não nos deixam ver, e pede-lhes com simplicidade de criança que te protejam de dia e de noite! 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Catequese de Bento XVI sobre a viagem apostólica à Alemanha


CATEQUESE
Praça de São Pedro
Quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Queridos irmãos e irmãs!
Como sabeis, de quinta-feira e domingo passados, realizei uma Visita Pastoral à Alemanha; estou feliz, portanto, como de costume, por aproveitar a ocasião da Audiência de hoje para percorrer convosco as intensas e estupendas jornadas transcorridas no meu País de origem. Atravessei a Alemanha de norte a sul, do leste ao oeste: da capital Berlim a Erfurt e a Eichsfeld e, enfim, a Friburgo, cidade próxima à fronteira com a França e a Suíça. Agradeço, antes de tudo, ao Senhor pela possibilidade que me ofereceu de me encontrar com as pessoas e falar de Deus, de rezarmos juntos e confirmar os irmãos e as irmãs na fé, segundo o particular mandato que o Senhor confiou a Pedro e aos seus sucessores. Essa visita, desenvolvida sob o tema "Onde há Deus, há futuro", foi verdadeiramente uma grande festa da fé: nos vários encontros e colóquios, nas celebrações, especialmente nas Missas solenes com o povo de Deus. Esses momentos foram um precioso presente que nos fizeram perceber novamente como é Deus quem dá à nossa vida o sentido mais profundo, a verdadeira plenitude, antes, que somente Ele dá a nós, dá a todos um futuro.
Com profunda gratidão, recordo a acolhida calorosa e entusiasta, bem como a atenção e o afeto a mim demonstrados nos vários lugares que visitei. Agradeço de coração aos Bispos alemães, especialmente aqueles das Dioceses que me hospedaram, pelo convite por quanto fizeram, juntamente com tantos colaboradores, para preparar esta viagem. Um vivo agradecimento dirijo igualmente ao Presidente Federal e a todas as autoridades políticas e civis a nível federal e regional. Sou profundamente grato a quantos contribuíram, de diversos modos, com o bom êxito da Visita, sobretudo aos numerosos voluntários. Assim, essa foi um grande dom para mim e para todos nós e suscitou alegria, esperança e um novo impulso de fé e de compromisso pelo futuro.

Na capital federal, Berlim, o Presidente Federal acolheu-me na sua residência e me deu as boas-vindas, em seu nome e de todos os seus conterrâneos, expressando a estima e o afeto por um Papa nativo da terra alemã. De minha parte, pude esboçar um breve pensamento sobre o relacionamento recíproco entre religião e liberdade, recordando uma frase do grande Bispo e reformador social Wilhelm von Ketteler: "Da mesma forma como a religião precisa da liberdade, assim também a liberdade precisa da religião".

De bom grado, acolhi o convite a dirigir-me ao Bundestag (Parlamento), aquele que foi certamente um dos grandes momentos de minha viagem. Pela primeira vez, um Papa pronunciou um discurso diante dos membros de um Parlamento alemão. Em tal ocasião, quis expor o fundamento do direito e do livre Estado de direito, isto é, a medida de todo o direito, inscrito pelo Criador no ser mesmo da sua criação. É necessário, por isso, alargar o nosso conceito de natureza, compreendendo-a não somente como um conjunto de funções, mas, mais do que isso, como linguagem do Criador para auxiliar-nos a discernir o bem do mal. Sucessivamente, houve também um encontro com alguns representantes da comunidade judaica na Alemanha. Recordando as nossas comuns raízes na fé no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, evidenciamos os frutos obtidos até agora no diálogo entre a Igreja Católica e o Judaísmo na Alemanha. Tive também a oportunidade de encontrar-me com alguns membros da comunidade muçulmana, concordando com eles acerca da importância da liberdade religiosa para um desenvolvimento pacífico da humanidade.

A Santa Missa no estádio olímpico, em Berlim, na conclusão do primeiro dia da Visita, foi uma das grandes celebrações litúrgicas que me deram a possibilidade de rezar juntamente com os fiéis e de encorajá-los na fé. Fiquei muito contente com a numerosa participação das pessoas! Naquele momento festivo e impressionante, meditamos sobre a imagem evangélica das videiras e dos ramos, isto é, sobre a importância de estarmos unidos a Cristo para a nossa vida pessoal de fiéis e para o nosso ser Igreja, seu corpo místico.

A segunda etapa da minha Visita foi na Turíngia. A Alemanha, e a Turíngia, de modo particular, é a terra da reforma protestante. Portanto, desde o início, quis ardentemente dar particular destaque ao ecumenismo no quadro desta viagem, e foi meu forte desejo viver um momento ecumênico em Erfurt, porque exatamente em tal cidade Martinho Lutero entrou na comunidade dos Agostinianos e ali foi ordenado sacerdote. Por isso, fiquei muito contente peloencontro com os membros do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha e pelo ato ecumênico no ex-Convento dos Agostinianos: um encontro cordial que, no diálogo e na oração, levou-nos de modo mais profundo a Cristo.Vimos novamente o quanto seja importante o nosso comum testemunho da fé em Jesus Cristo no mundo de hoje, que frequentemente ignora a Deus ou não se interessa por Ele. É necessário o nosso esforço comum no caminho rumo a uma plena unidade, mas sempre somos bem conscientes de que não podemos "fazer" seja a fé, seja a unidade tão desejada. Uma fé criada por nós mesmos não tem nenhum valor, e a verdadeira unidade é, mais do que tudo, um dom do Senhor, o qual rezou e reza sempre pela unidade dos seus discípulos. Somente Cristo pode dar-nos essa unidade, e seremos sempre mais unidos na medida em que voltarmos a Ele e nos deixamos transformar por Ele.

Um momento particularmente emocionante foi, para mim, a celebração das Vésperas marianas diante do Santuário de Etzelsbach, onde me acolheu uma multidão de peregrinos. Desde jovem, tinha ouvido falar da região de Eichsfeld – porção de terra que permaneceu sempre católica em meio às várias vicissitudes da história – e dos seus habitantes que se opuseram corajosamente ás ditaduras do nazismo e do comunismo. Assim, fiquei muito contente por visitar essa Eichsfeld e o seu povo em uma peregrinação à imagem milagrosa da Virgem Dolorosa de Etzelsbach, onde, por séculos, os fiéis confiaram a Maria as próprias necessidades, preocupações, sofrimentos, recebendo conforto, graças e bênçãos. Além disso, foi tocante a Missa celebrada na magnífica Piazza del Duomoem Erfurt. Recordando os santos patronos da Turíngia – Santa Elisabete, São Bonifácio e São Kilian – e o exemplo luminoso dos fiéis que testemunharam o Evangelho durante os sistemas totalitários, convidei os fiéis a serem os santos de hoje, válidos testemunhos de Cristo, e a contribuir para construir a nossa sociedade. Sempre, de fato, foram os santos e as pessoas permeadas pelo amor de Cristo a transformar verdadeiramente o mundo. Comovente foi também o breve encontro com monsenhor Hermann Scheipers, o último sacerdote alemão vivo sobrevivente ao campo de concentração de Dachau. Em Erfurt, tive também a ocasião de encontrar algumas vítimas de abuso sexual por parte dos religiosos, aos quais quis assegurar a minha dor e minha proximidade em seus sofrimentos.

A última etapa da minha viagem levou-me ao sudoeste da Alemanha, na Arquidiocese de Friburgo. Os habitantes desta bela cidade, os fiéis da Arquidiocese e os numerosos peregrinos vindos das vizinhas Suíça e França e de outros Países reservaram-me uma acolhida particularmente festiva. Pude experimentá-lo também na Vigília de oração com milhares de jovens. Fiquei feliz ao ver que a fé na minha pátria alemã tem um rosto jovem, que é viva e tem um futuro. No sugestivo rito da luz, transmiti aos jovens a chama do círio pascal, símbolo da luz que é Cristo, exortando-os: "Vós sois a luz do mundo". Repeti a eles que o Papa confia na colaboração ativa dos jovens: com a graça de Cristo, são capazes de levar ao mundo o fogo do amor de Deus.

Um momento singular foi o encontro com os seminaristas no Seminário de Friburgo. Respondendo em um certo sentido à tocante carta que me enviaram algumas semanas antes, quis mostrar àqueles jovens a beleza e a grandeza do seu chamado por parte do Senhor e oferecer a eles algum auxílio para prosseguir o caminho de seguimento com alegria e em profunda comunhão com Cristo. Também no Seminário, pude encontrar-me, em uma atmosfera fraterna, com alguns representantes das Igrejas ortodoxas e ortodoxas orientais, dos quais nós, católicos, nos sentimos muito próximos. Exatamente desta ampla semelhança deriva também a missão comum de ser fermento para a renovação da nossa sociedade. Um amigável encontro com representantes do laicato católico alemão concluiu a série de eventos no Seminário.

A grande celebração eucarística dominical no aeroporto turístico de Friburgo foi um outro momento culminante da Visita pastoral, e a ocasião para agradecer a quantos se empenham nos vários âmbitos da vida eclesial, sobretudo os numerosos voluntários e colaboradores das iniciativas caritativas. São esses que tornam possíveis os múltiplos auxílios que a Igreja alemã oferece à Igreja universal, especialmente nas terras de missão. Recordei também que o seu precioso serviço será sempre fecundo, quando deriva de uma fé autêntica e viva, em união com os Bispos e o Papa, em união com a Igreja. Enfim, antes do meu retorno, falei com milhares de católicos comprometidos na Igreja e na sociedade, sugerindo algumas reflexões sobre a ação da Igreja em uma sociedade secularizada, com o convite de ser mais livre de fardos materiais e políticos para ser mais transparente a Deus.

Queridos irmãos e irmãs, esta Viagem Apostólica à Alemanha ofereceu-me uma ocasião propícia para encontrar os fiéis da minha pátria alemã, para confirmá-los na fé, na esperança e no amor, e compartilhar com eles a alegria de serem católicos. Mas a minha mensagem era destinada a todo o povo alemão, para convidas a todos a olhar o futuro com confiança. É verdade, "Onde há Deus, há futuro". Agradeço, mais uma vez, a todos aqueles que tornaram possível esta Visita e a quantos me acompanharam com a oração. O Senhor abençoe o Povo de Deus na Alemanha e abençoe a todos vós. Obrigado.




Fonte: Canção Nova Noticias

Para que estamos no mundo?

Youcat 1 - Estamos no mundo para conhecer e amar Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o Céu [ 1-3, 358]


Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nos vimos de mais longe que dos nossos pais. Nós vimos de Deus do qual provém toda a felicidade do Céu e da Terra, e somos esperados na Sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Entretanto, vivemos neste mundo. De vez em quando, sentimos a proximidade do nosso Criador; freqüentemente, não sentimos mesmo nada. Para encontrarmos o caminho para a casa, Deus enviou-nos o seu filho, que nos libertou do pecado, nos salvou de todo o mal e nos conduz infalivelmente à verdadeira Vida. Ele é << o Caminho, a Verdade e a Vida >> (Jo 14,6). CCC 285

A Palavra de Deus na Vida - 28/09/2011


Evangelho (Lucas 9,57-62)

Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011
26ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Jesus escolhe a solidão para ter maior liberdade, renuncia a uma família própria para ser irmão de todos, e é fiel assumindo todas as conseqüências de seus atos. Ele é o servo obediente e cheio do Espírito; todo seu fogo, toda sua capacidade de amar tem um só horizonte, o Reino de Deus.

Igreja do Santo Sepulcro

Lugar sagrado, de graças e bênçãos especiais



Há um princípio que a piedade católica admite como certo: quando em algum lugar ocorreu algo de muito sagrado, de algum modo aquele lugar fica também sagrado.


Igreja da Agonia 
Um exemplo supremo: o Horto das Oliveiras, o lugar sagrado onde se passou a Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lugar da luta d´Ele diante da perspectiva da morte e de tudo quanto se sucedeu; lugar onde Ele esteve, sofreu e derramou o primeiro Sangue da Paixão. Esses fatos tornaram sagrado aquele lugar.
Igreja do Santo Sepulcro 
  Nesse lugar abençoado, quem ali se encontra poderá receber muitas graças, pelas quais se é levado ao amor de Deus, ao arrependimento, à compunção, à piedade e à compaixão para com o Cordeiro de Deus, que ali sofreu para nossa salvação.

Nesse sentido, o lugar por excelência é o Santo Sepulcro, pois recebeu o corpo de Nosso Senhor, e ali Ele ressuscitou. Basta isto para se entender tudo.

Tais lugares são particularmente dignos de reverência. Daí o fato de se guardar deles, à maneira de relíquia, alguma porção de terra, pois trata-se da terra em que há dois mil anos pousou a planta dos pés do Homem-Deus. Estando nesses lugares, não é possível a pessoa não se prosternar e reverenciar.

Também tornam-se sagrados os locais onde se passaram os grandes fatos históricos, os grandes atos de coragem, de virtude, de renúncia, de grandeza de horizontes da história da Cristandade.

Fonte: Revista Catolicismo
Autor: Plinio Corrêa de Oliveira


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jovens criam espaço virtual para estudar o Catecismo da Igreja

Recentemente foi lançado um livro chamado de YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), que em português significa o Catecismo Jovem. Trata-se de uma edição do Catecismo da Igreja Católica voltado aos jovens, com uma linguagem apropriada, muitas imagens e textos complementares.

No formato é muito parecido com o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, estruturado em perguntas e respostas. Na organização e divisão de assuntos segue a ordem do próprio Catecismo: Em que cremos; Como celebramos os mistérios cristãos; A vida em Cristo e Como devemos orar.

Na mochila de todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu em agosto deste ano, todos os jovens receberam como presente do próprio Papa, um YouCat. E no prefácio, Bento XVI fez um convite especial: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.

Atendendo a este pedido, cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), estudantes de Filosofia em Brusque, resolveram criar espaços para a partilha e estudo do YouCat, abrindo assim um espaço virtual para o diálogo sobre a fé.

Inicialmente foi criado um twitter - @CatecismoJovem, rede social que está em destaque atualmente entre a juventude. Muitos seguem, twittam, mencionam muitas coisas durante o dia, e com este twitter abriu-se um espaço concreto para o jovem conhecer o que a sua Igreja tem a dizer, de uma forma jovem. Também foi criado um facebook - www.facebook.com/catecismojovem, que traz diariamente imagens, textos e frases do YouCat.

Posteriormente foi criado um blog - www.catecismojovem.blogspot.com, que é atualizado diariamente com assuntos e material retirado do próprio YouCat. Em uma linguagem acessível, leve e curta, o jovem pode ler a opinião da Igreja sobre determinados assuntos.

Os resultados foram rápidos, e em menos de três meses o twitter já tem mais de 1700 seguidores, 1200 amigos no facebook e mais de 10 mil visitas no blog. Porém, para os seminaristas, os números não são o dado mais importante. “O que mais nos faz felizes é ver a quantidade de jovens interagindo, perguntando e assim conhecendo melhor a sua fé” afirmou Paulo Chaves, seminarista e membro da equipe.

Neste mês, o Catecismo Jovem foi tema do Programa Revolução Jesus, na TV Canção Nova, e o twitter e blog foram citados como grande fonte de difusão do YouCat. “Para nós foi muito gratificante ver a repercussão que teve uma ideia simples como esta que tivemos, respondendo ao pedido do Papa. As redes sociais podem ser nossas aliadas na evangelização”, afirmou Diogo Cesar, membro da equipe.

Esta experiência reforça a importância da nova evangelização, da aproximação pedida pelo Papa, dos jovens em seu próprio espaço, tendo sempre em vista a evangelização e o anúncio de Jesus Cristo, que deverá transformar a vida de cada jovem.



Fonte: Canção Nova Noticias

Dinâmica: O Ponto Negro

"Certo dia um professor entrou em sua sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria.

O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...

Quando puderam ver, para a surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha.

O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse:

- Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.

Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.

Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.

Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse:

- Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós. Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram sua atenção no ponto negro.

Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos concentramos nos pontos negros.

A vida é um presente de Deus, dado a cada um de nós com extremo carinho e cuidado. Temos motivo para comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente presenciamos.

No entanto, insistimos em apenas olhar para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com uma pessoa da família, a decepção com um amigo.

Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.

Pense nisso. Tire os olhos dos pontos negros de sua vida. Aproveite cada benção, cada momento que Deus lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem ao amanhecer. TENHA ESSA CERTEZA, TRANQUILIZE-SE E SEJA FELIZ!!!"

FRASE DO DIA: "Quando todos os dias ficam iguais, é porque deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas." (Paulo Coelho).

A Palavra de Deus na Vida - 27/09/2011


Evangelho (Lucas 9,51-56)

Terça-Feira, 27 de Setembro de 2011
São Vicente de Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

COMENTARIO
Jesus acolhe seu destino e missão com uma atitude madura. Uma expressão que nos ajuda a entender seu coração é: “endureceu o rosto”, como escrevem algumas traduções. Sua decisão é séria, há muita coisa em jogo. No caminho escolhe ou descarta o que é afim ao projeto. Necessitamos beber e comer desta humanidade sadia de Jesus, ser iluminados por sua capacidade de enfrentar riscos e conseqüências e por sua inteligência para discernir e optar. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora




Dona e Senhora da terra,
do céu Rainha sem par,
Virgem Mãe que um Deus encerra,
suave Estrela do mar!

Tua beleza fulgura,
cingida embora de véus,
pois nos trouxeste, tão pura,
o próprio Filho de Deus.

Hoje é o teu dia: nasceste;
vieste sem mancha à luz:
com teu natal tu nos deste
o do teu Filho Jesus.

Em ti celeste e terrena,
o nosso olhar se compraz,
Rainha santa e serena,
que a todos trazes a paz.

Louvado o Deus trino seja,
suba ao céu nosso louvor,
pois quis tornar Mãe da Igreja
a própria Mãe do Senhor.

Extraído do livro Liturgia das Horas IV, p. 1252.

Santos Anjos para colorir

Olá catequista no dia 29 de setembro comemoramos São Miguel Arcanjo então temos os desenhos de São Rafael, São Gabriel e o Anjo da guarda, para você colorir com seus catequizandos.

Deixe seu comentário nos contando o que você achou.













Um tempo novo!



Galera, tá chegando um tempo muito especial: A PRIMAVERA.  Esse tempo diferente e lindo que Deus nos dá para renovarmos nossas esperanças e também deixar o colorido, o calor, as flores encherem nosso coração de alegria. É hora  de mandar embora toda a frieza do inverno e aquecer nossa casa, nossos relacionamentos, nossa família, nossas amizades com gestos de carinho, com um sorriso, um abraço. A PRIMAVERA É O TEMPO DAS SUPRESAS DE DEUS. Talvez você esteja “enjoado” de tudo: da escola, dos amigos, das roupas, da sua casa, das pessoas, e até de você mesmo, então é hora de observar se o problema não está aí dentro, no seu coração. Diz uma música que eu gosto muito: “Muda tudo, quando muda algo em mim!” Se eu deixar Deus mudar meu coração, tudo mais ao meu redor será mudado e experimentarei grandes e maravilhosas novidades. Então, nessa primavera, vamos abrir o coração para que Deus possa agir , porque Ele é aquele que tem o poder de fazer novas todas as coisas. Ele pode transformar toda realizade e trazer muuuitas surpresas para nossa vida.
Feliz Primavera pra você!!
Fonte: Bem da Hora

A Palavra de Deus na Vida - 26/09/2011


Evangelho (Lucas 9,46-50)

Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2011
São Cosme e São Damião

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

COMENTARIO
 É curioso o tema de discussão dos discípulos. Se eles iam com o Senhor... como é que lhes importa sua situação no grupo? Eles nos falam de nós! Também na Igreja, nas comunidades, existem rivalidades pelos postos de liderança, pelas nomeações na hierarquia. De novo, as crianças ajudam Jesus a explicar com paciência quem e como é ele e como deseja que sejamos nós. Não defraudemos sua esperança!

domingo, 25 de setembro de 2011

Angelus de Bento XVI - 25/09/2011


Ângelus no aeroporto de Friburgo, Alemanha
Viagem Pastoral a Alemanha (22-25 de setembro)
Domingo, 25 de setembro de 2011


Amados irmãos e irmãs,
Queremos concluir esta solene Eucaristia com o Angelus. Esta oração faz-nos recordar sempre de novo o início histórico da nossa salvação. O Arcanjo Gabriel apresenta à Virgem Maria o plano de salvação de Deus, segundo o qual Ela deveria tornar-se a Mãe do Redentor. Maria fica perturbada. Mas o Anjo diz-Lhe uma palavra de consolação: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus». Deste modo, Maria pode dizer o seu grande «sim». Este «sim» a ser serva do Senhor é a adesão confiante ao plano de Deus e à nossa salvação. E, finalmente, Maria diz este «sim» a todos nós que, junto da Cruz, Lhe fomos confiados como filhos (cf. Jo 19, 27). E nunca mais revoga esta promessa. E é por isso que Ela deve ser chamada feliz, antes bem-aventurada, porque acreditou no cumprimento daquilo que Lhe foi dito da parte do Senhor (cf. Lc 1, 45). Agora, ao rezarmos o Angelus, podemos unir-nos ao «sim» de Maria e aderir confiadamente à beleza do plano de Deus e da providência que Ele, na sua graça, reservou para nós. Então, também na nossa vida o amor de Deus tornar-se-á quase carne, tomará progressivamente forma. Não devemos ter medo no meio das nossas preocupações sem fim. Deus é bom. Ao mesmo tempo, podemos sentir-nos apoiados pela comunidade de tantos fiéis que nesta hora rezam o Ângelus conosco, em todo o mundo, através da televisão e do rádio.