sábado, 28 de janeiro de 2012

Fique atento e complete a frase


Vamos brincar?
 Então preste atenção e complete a frase abaixo.
 Faltam 4 palavras para completa-la. Quero ver quem vai   descobrir quais as 4 palavras que darão sentido à frase.

MARIA DARÁ A  _ _ _  UM FILHO, E TU PORÁS O NOME DE  _ _ _ _ _, POIS ELE VAI _ _ _ _ _ O SEU POVO DOS SEUS _ _ _ _ _ _ _.
Uma dica: é uma passagem da bíblia, (Mateus, 1,21) 
Vamos lá amiguinhos estou aqui esperando a resposta de vocês!
Abraço e tchauuu!!!

Salmo 28

1. Salmo de Davi. Tributai ao Senhor, ó filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e poder!

2. Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados.


3. Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas! O Deus de grandeza atroou: o Senhor trovejou sobre as águas imensas!


4. A voz do Senhor faz-se ouvir com poder! A voz do Senhor faz-se ouvir com majestade!


5. Fendem-se os cedros à voz do Senhor, quebra o Senhor os cedros do Líbano.


6. Faz saltar o Líbano como um novilho, e o Sarion como um búfalo novo.


7. A voz do Senhor despede relâmpagos,


8. A voz do Senhor abala o deserto. O Senhor faz tremer o deserto de Cades.


9. A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas. E em seu templo todos bradam: glória!


10. O Senhor preside ao dilúvio, o Senhor trona como rei para sempre.


11. O Senhor há de dar fortaleza ao seu povo! O Senhor abençoará o seu povo, dando-lhe a paz!

Evangelho de Marcos 4,35-41

28 de Janeiro de 2012
3ª Semana do Tempo Comum



À tarde daquele dia, disse-lhes: “Passemos para o outro lado”. Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam. Nisso, surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água. Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro.
Eles acordaram-no e disseram- lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos?”. E ele, despertando, repreendeu
o vento e disse ao mar: “Silêncio! Cala-te!”. E cessou o vento e seguiu-se grande bonança. Ele disse-lhes: “Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?”. Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: “Quem é este,  a quem até o vento e o mar obedecem?”. 

Comentário
Quantas vezes em nossa vida clamamos como os discípulos no evangelho de hoje: “Mestre, não te importa que pereçamos?”. Quantas vezes temos a impressão de que Deus está dormindo ou se fazendo de surdo diante de nossos clamores e angústias? Essas perguntas e questionamentos até podem ser normais e naturais, afinal Deus sabe do que fomos feitos. Mas outro questionamento deve ser feito e respondido com sinceridade de coração: nossa fé está desperta ou adormecida? Será  que não somos nós que estamos dormindo?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quem vai me guardar?


Quantos não foram os momentos, desde nossa infância, nos quais nos vimos em apuros… E quantas vezes, não só precisamos de cuidados e proteção como também de alegria e esperança nos caminhos que percorremos!
Certa vez, ouvi uma pessoa dizer: “Não há um só ser humano que não se assemelhe aos anjos quando ele abre os seus lábios para louvar o Senhor!” Posso dizer de todo o coração: em nossos dias, o nosso anjo da guarda é uma presença que nos eleva à contemplação da grandeza de Deus, que nos conduz ao trono de Sua Graça para adorá-Lo e amá-Lo; uma presença de paz, que evita todo o mal e as forças do inimigo que nos querem abalar
“Os anjos são fiéis, são prudentes, são fortes; por que trememos de medo? Basta que os sigamos, nos unamos a eles e habitaremos sob a proteção do Deus do Céu” (Ofício das Horas).
“A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos”! (Sl 90,11).
Confiemos o nosso dia e todos os nossos caminhos à proteção do nosso querido anjo da guarda!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago - Comunidade Canção Nova

Dinâmicas - A Palavra que transforma


Objetivo:
Refletir sobre a importância de incorporar a palavra de Deus na nossa vida e não apenas lê-la desinteressadamente.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Uma bolinha de isopor; um giz; um vidrinho de remédio vazio; uma esponja; um recipiente transparente com água

Como Fazer:
O animador convida os participantes a formarem um círculo, coloca o recipiente com água no meio da roda e distribui cada um dos materiais restantes para alguns participantes. Em seguida combina-se que a água da vasilha representa a palavra de Deus e pede-se que a pessoa que estiver com a bolinha de isopor coloque-a na água. Observa-se que ela não afunda e não absorve a água. E nós? Como absorvemos a Palavras de Deus? Somos também impermeáveis à Palavra? A seguir a pessoa que estiver com o giz deve colocá-lo na água. Observa-se que ele absorve pouquíssima água e a retém só para si, sem repartir com ninguém.E nós? Depois o participante que estiver com o vidro de remédio deve enchê-lo e a seguir despeja toda a água de que ele se encheu. Observa-se que o vidrinho tinha água só para “passar” para os outros sem guardar nada para si. E nós? Por fim mergulha-se a esponja pedindo que o participante a esprema. Observa-se que mesmo espremendo várias vezes a esponja, ela ainda retém água. O animador deve conduzir a reflexão para analisar como assimilamos a Palavra de Deus em nossa vida, concluindo que devemos agir como a esponja, repartindo a Palavra de Deus com os outros, mas também vivendo a palavra.

Observações:
Esta dinâmica pode ser utilizada em encontros sobre espiritualidade e reflexões sobre a Bíblia.


Existem erros na bíblia


Depende de como encaramos a Bíblia. Se a tomarmos como livro científico, então é evidente que muitas coisas não vão correponder ao que a ciência diz hoje: crianção do mundo em seis dias, idéia de como é feito o mundo, etc. Se considerarmos a Bíblia como livros escritos por Deus, milhares de perguntas surgirão: como Deus pode admitir que haja escravos? E como pode a mulher ser tratada desse jeito? Como pode permitir que haja tantas matanças?
Antes de responder se a Bíblia contém erros, é preciso ter presente duas coisas:
  1. A Bíblia é Palavra de Deus na História dos Homens. Deus se serviu de autores humanos para escrevê-la. E eles o fizeram de acordo com a mentalidade da sua época, seus costumes, sua cultura e sua ciência. É dentro daquela época que a Palavra de Deus "se encarnou", veio até nós.
  2. A Bíblia não pode e nem é um livro de edificação, onde tudo aparece puro e sem pecado. É diferente ler a Bíblia e ler um livro de espiritualidade qualquer, onde tudo nos eleva, nos consola. A Bíblia narra a "luta" de Deus para realizar o seu plano, o seu projeto no meio de homens que são pecadores e justos, bons e maus, fraternos e opressores, puros e corruptos.
É dentro dessa realidade humana que Deus age continuamente para salvar o homem. E essa é a finalidade em vista da qual a Bíblia foi escrita e é Palavra de Deus. Encarando assim, podemos dizer, dentro da nossa fé, que os "livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus, em vista da nossa salvação, quis que fosse colocada nas Sagradas Escrituras" (Dei Verbum, nº 179).


Por Ivo Storniolo/Euclides Balancin

Fonte: Folheto "O Domingo" (1990)

Publicado em 23/06/2003


Evangelho (Marcos 4,26-34)


Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2012

3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Quando se trata de resultados, frequentemente somos impacientes e exigimos frutos visíveis. Tal atitude nos desgasta e ao processo natural das coisas. O evangelho de hoje nos fala da paciência de Deus e da força interior do Reino. Tal paciência é uma lição para nós e para todos aqueles que querem colaborar no anuncio do evangelho. A nós cabe o serviço de lançar a semente; brotar, crescer e estender ramos é dádiva e graça de Deus. Tudo tem seu tempo, e o Pai que está no céu olha por todos e por tudo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Limites,uma gesto de amor


Aceitar  limites e por limites não é tarefa fácil, mas necessária!
Hoje mais do que nunca as crianças precisam de quem as apresentem os limites, pois por mais estranho que pareça são os limites que lhe garantirão segurança e a certeza de que elas tem alguém para as protegerem.
Educar envolve um novo desafio a cada dia. Cada situação tende a se repetir muitas e várias vezes, mudam se as formas, mas a essencia é a mesma. E hoje por estamos em uma sociedade de resultados rápidos, temos a tendencia de sermos pais e filhos que buscam um no outro essa atitude “rápida” ” imediata” e isso não é a realidade.
E educar não é algo instantâneo.
Exige tempo, perseverança. Determinação em repetir com calma centenas de milhares de vezes a mesma coisa, para que seja aprendido.
E onde encontrar paciência?

Hoje...


…  Jesus veio morar no meu coração,
Desceu do alto trono do céu

O grande Senhor, Criador de todas as coisas,
Veio a mim em forma de pão.
Ó Deus Eterno, encerrado em meu peito,
Convosco tenho todo o céu,
E com os Anjos Vos canto – “Santo”.
Vivo unicamente pela Vossa glória. “
(…)
“Meu coração é Vossa morada,
Ó Rei de glória eterna,
Governai em meu coração e reine nele,
Como num palácio magnífico.
Ó grande, inconcebível Deus,
Que Vos dignastes tanto Vos rebaixar,
Dou-Vos honra com toda humildade
E suplico que Vos digneis salvar-me.”
Diário da Irmã Faustina -  IV Caderno ( 1231)

Apenas um conto de Bianca

Naquela tarde de chuva, sentada na frente de casa, procurado algo para chamar de nostalgia. Observando o céu nublado, os poucos pássaros que por lá passavam, sentindo o cheiro de chuva e grama molhada, procurando desenhos nas nuvens e apenas vivendo aquele momento, porque sabia que aquilo, um dia iria virar recordação.
São esses momentos que passam a ser lembranças, por mais simples que seja. Um sorriso que te faz lembrar alguém, um alguém que te faz lembrar um momento, ou apenas uma palavra que te faz voltar a viver o que antes era só recordação. 

Bianca Chbane Conti , 12 anos 

Evangelho (Lucas 10,1-9)


Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2012
São Timóteo – São Tito


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A pílula do dia seguinte

- Era uma noite fria e tempestuosa. Carol dirige-se ao quarto de Camila, filha caçula que temia relâmpagos e trovões. Parada à porta a jovem mãe observava na penumbra a linda criança dormindo tranquilamente. Era Camila, nome que sempre sonhou em colocar na primeira filha. Um sorriso desponta de seus lábios e ali naquele lugar começa pensar. 

Ela lembrava-se de outra noite também tempestuosa em sua vida. Era o março de 2003. Carol e os amigos tinham escolhido passar um final de semana agitado na praia de Icaraí, Ceará. Ainda no carro comentava com sua amiga Bruna, "esse final de semana promete...", disse mascando o chiclete, revirando a bolsa e mostrando para a colega o 'kit', dito indispensável para as baladas, que continha entre outras coisas camisinhas. 

Estas lembranças de Carol foram cortadas bruscamente com pancadas fortes na porta. A chuva intensificou-se. A mãe apavorada tomou em seus braços Camila. Quieta, a pequena de bochechas rosadas e olhos claros olhava a mãe aflita e dizia-lhe sem parar:"Mamãe não abandone-me!" 

Um estrondo ainda maior fez-se ouvir. Carol aterrorizada contra a parede ouvia passos velozes em sua direção. A jovem mãe não acreditava no que via à sua frente. Tratava-se de uma espécie de porco selvagem que rosnava ferozmente e aproximava-se com suas presas afiadas e olhos arregalados fixos em sua filha. 

O selvagem animal impiedosamente arrancou a pequena Camila de sua mãe. Carol definhando até o chão, emudecida assistiu toda cena. Catatônica observava as mãos salpicadas de sangue e o ladino animal que calmamente saía do quarto. Ouvia-se do lado de fora da casa algazarra de festa que abafava o choro de Carol e seus gritos histéricos. 

Um estriduloso barulho rompeu no quarto. 

"Calma Carol, calma! Você teve um pesadelo, acalme-se." disse Bruna, amiga de Carol apertando-lhe contra o peito. 

Carol suava incontinente. Soltando-se de Bruna corre ao banheiro e puxa da gaveta uma cartela de comprimidos desfalcados de pílulas do dia seguinte. Com o olhar fixo para o nada, arriando-se até o chão lembrava-se do pesadelo e perguntava para si mesma qual daqueles comprimidos havia roubado-lhe Camila naquele final de semana de março de 2003. 



Fonte: Vanderlúcio Souza 
Missionário da Comunidade Católica Shalom

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

"Silêncio e palavra: caminho de evangelização" é o título da Mensagem de Bento XVI para o Dia das Comunicações Sociais, celebrado em 20 de maio. O texto foi publicado na manhã desta terça-feira, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Para o Pontífice, silêncio e palavra "dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas".

O silêncio, afirma o Papa, é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. Deus fala ao homem mesmo no silêncio, e também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus.

"Silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da acção comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo."



Fonte: Canção Nova Noticias

Questões familiares são aprofundadas em subsídio da CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar acabam de lançar o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.

“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).

Reunião

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012. Está será a 2º reunião da nova Comissão.

Peregrinação Nacional da Família


No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).

Fonte: CNBB

Evangelho - Mc 16,15-18

25 de Janeiro de 2012 
3ª Semana do Tempo Comum 



15.E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17.Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18.manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

Comentário
É comum ouvirmos pessoas rezarem pela conversão dos pecadores, mas é muito difícil vermos alguém rezar pela própria conversão. Isso acontece porque a maioria das pessoas acha que não precisa de conversão porque não comete aqueles pecados que possuem matéria mais grave e vive com certa constância uma religiosidade. Porém o Evangelho de hoje nos mostra que ser verdadeiramente cristão significa participar ativamente na obra evangelizadora da Igreja a partir do envio que foi feito pelo próprio Jesus. Portanto, só é verdadeiramente convertido quem participa da missão evangelizadora da Igreja.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Papa explica relação entre silêncio e palavra na comunicação

Na manhã desta terça-feira, 24, às 11h30 (horário de Roma) a mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi apresentada, numa coletiva de imprensa, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

Nesta mensagem, explica o presidente do órgão vaticano, Bento XVI busca fazer uma reflexão sobre a cultura da comunicação social, oferecendo sugestões aos homens de hoje e orientações as ações pastorais da Igreja. 

“Nos últimos anos, o Papa esteve muito atento aos processos e às dinâmicas da comunicação, especialmente no contexto da transformação cultural originada dos desenvolvimentos tecnológicos”, salienta Dom Celli.

Neste ano, o Santo Padre dirigiu uma atenção especial no que ele chama de “elementos clássicos” da comunicação: o silêncio e a palavra, algo que, segundo ele, se torna mais importante na cultura digital.

Dom Celli esclarece que o silêncio não é a falta de comunicação, ele faz parte do fluxo das mensagens e informações que caracteriza a nova cultura da comunicação.

“Nesta mensagem [do Papa] encontramos uma reflexão humana profunda sobre a importância do silêncio ao coração da comunicação. O silêncio fala – o nosso silêncio pode exprimir a proximidade, a solidariedade e a atenção aos outros”, explica.
Bento XVI mostra que o silêncio é um modo forte de expressar o respeito e o amor para com os outros. No silêncio, é possível escutar o outro, dando prioridade à palavra do outro.

“O silêncio reforça o relacionamento, as ligações entre duas pessoas. No silêncio consigo compreender quem é o outro e assim encontro a mim mesmo. O silêncio serve para refletir, para pensar, para avaliar e  julgar a comunicação. É o silêncio que nos ajudar a ver”, explica o presidente do dicastério das comunicações.

No contexto atual, em que a sociedade vive emergida num grande fluxo de comunicação, o silêncio acaba se tornando ainda mais importante. Dom Celli ressalva que, na cultura de hoje, é um risco não escutar os questionamentos do outro e ainda impor respostas pré-fabricadas.

“É no silêncio que posso oferecer aquele diálogo com aquele que faz a pergunta e com aquele que busca responder. Isso existe um diálogo, uma interatividade e uma verdadeira busca da verdade”, afirma o arcebispo.

O Pontifície sugere que ao centro deste fluxo de questionamento existe uma pergunta fundamental que é a busca da Verdade e dali nasce de novo a importância do silêncio como o lugar privilegiado onde o homem se encontra diante de si mesmo e diante de Deus. “O Papa explica como o silêncio e a solidão são fundamentais em todas as grandes religiões como lugares de encontro com o Mistério”, reforça Dom Celli.


O silêncio na missão da comunicação

Nesta mensagem, Bento XVI desenvolve um pensamento sobre a importância do silêncio na missão da comunicação da Igreja e dos cristãos, oferece uma meditação sobre o “silêncio comunicativo de Deus”.

“O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: ‘Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio’. No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo”, diz o Papa citando um trecho da Exortação Pós-sinodal Verbum Domini.

Esta passagem mostra que o homem descobre, no silêncio, a possibilidade de falar com Deus e sobre Deus, e este silêncio se torna contemplação. Porém, explica o Papa, esta contemplação silenciosa não é estática, ela permite ao homem fazer sua própria dinâmica antropocêntrica do amor divino.

 “A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo”, diz Bento XVI em sua mensagem.

Dom Celli ressalta que, como é típico do Papa Bento XVI, ele consegue, com poucas palavras iluminar e ajudar a compreender as misteriosas dimensões do relacionamento entre a contemplação e o apostolado.

 “É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz”, escreve o Papa aos comunicadores.

Bento XVI dedica ainda, no final de sua mensagem, um pensamento sobre a educação à comunicação, salientando que é preciso “aprender a escutar, contemplar, mais que falar” e recorda, especialmente aos evangelizadores, que “silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”.

Evangelho de Marcos 3,31-35

24 de Janeiro de 2012
3ª Semana do Tempo Comum



Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram”. Ele respondeu-lhes: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Comentário
Jesus nos apresenta o fundamento e a exigência para fazer parte de sua família: fazer a vontade do Pai. No mesmo evangelho, silenciosa e discreta, aparece aquela que viveu em plenitude a vontade do Pai, e que deve ser para cada um de nós exemplo a ser seguido: Maria. Mãe do Amor e da fidelidade, ensine-nos a ser fieis à vontade do Pai e esteja sempre ao nosso lado nas noites escuras da nossa fé.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Evangelho de Marcos 3, 22-30

23 de Janeiro de 2012
3ª Semana do Tempo Comum



Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios”. Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer. E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa”. [...] 

Comentário
É um dado da experiência diária, que a nossa vida é dinamizada pelas escolhas que constantemente devemos fazer. É verdade também, o fato de que a divisão interior é a porta de entrada para toda vulnerabilidade, insatisfação e angústia. Nosso coração não suporta viver por muito tempo em estado de divisão. Jesus nos alerta através do seu evangelho: nenhuma casa ou reino dividido pode permanecer de pé! Como cristãos, já fizemos a nossa escolha fundamental, Jesus Cristo! Com Ele, por Ele e N’ele encontramos a unidade que o nosso coração tanto deseja. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Evangelho de Marcos, 1,14-20

22 de Janeiro de 2012
3º Domingo do Tempo Comum

Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”. Passando ao longo do mar
da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens”. Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-o. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram. 

Comentário
LECTIO DIVINA

Leitura: “E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram Jesus”.
Meditação: Quando nos sentimos verdadeiramente tocados por alguém, não temos escolha, precisamos deixar imediatamente as nossas redes. O que preciso efetivamente deixar de lado para seguir livremente a Jesus?
Oração: Obrigado, Senhor, porque hoje me revelaste as “bagagens” que insisto carregar e que tanto me atrapalham no discipulado. 
Ação: A partir de hoje vou eliminar, principalmente do meu coração, tudo aquilo que me impede crer no Evangelho, de ser mais livre, verdadeiro e feliz. 

3o. Domingo do Tempo Comum - Ano B