segunda-feira, 5 de março de 2012
Perca-se tudo, mas não se perca a paz de coração
"Obrigado, Senhor, porque me chamou a ser guerreiro. Reconheço: já fui enganado demais. Não posso mais ser ingênuo. Vou passar tudo pela Sua inspeção. Nada que seja envenenado entre em meu coração. Dê-me, Senhor, a visão espiritual. Dê-me discernimento. Faça-me vigilante, Senhor. Faça-me sentinela. Sou um guerreiro! Não posso permitir que o inimigo coloque veneno dentro de mim. Vou inspecionar tudo pela luz do Teu Espírito, pela visão espiritual, pelo discernimento. Obrigado, Senhor, porque entendi que posso viver na paz. 'Nada me perturbe, nada me amedronte, tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!' Amém".
sábado, 3 de março de 2012
Santa Clara
Óh amável Santa Clara, por teu amor a infância de Jesus alcança-nos proteção sobre nossa família.
Por teu amor a paixão de Jesus, alcança-nos a força e coragem na aprovação.
Por teu amor a Igreja, alcança-nos fé, a esperança e a caridade.
Por teu amor aos irmãos, a graça que vos pedimos.
Por teu amor a oração, alcança-nos o desejo de “estar” com o Senhor.
Por teu amor pobreza, alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados.
Por tua santa morte, alcança-nos também a nós uma vida e morte santas nas mãos da Virgem maria. Amém!
Que Santa Clara me ilumine e ajude-me a alcançar a graça de que tanto necessito.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Oração da Manhã
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver, além das aparências,
teus filhos como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se achegarem a mim,
sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me de tua beleza.
E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.
Amém!
venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver, além das aparências,
teus filhos como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se achegarem a mim,
sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me de tua beleza.
E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.
Amém!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Eliana Ribeiro - Dom de Fé e Milagres
Grupo de Oração com Eliana Ribeiro
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
"Paz e Alegria"
Bem sei, Deus meu, que só tu satisfazes as ânsias de meu coração,por isso meu desejo é agradar-te. Meu afã e minha alegria estão em conformar minha vontade com a tua. Que maior dignidade posso ansiar que identificar-me inteiramente com o que te agrada? Renuncio a tudo contanto que me aceites consagrado a teu amor. Essa será minha paz e minha alegria". (Santo Afonso)
Corrigir amando!
Correção que dá frutos é aquela que resulta de uma amor responsável.
É quando eu compreendo que quem recebe a correção,
mais do que dela, precisa também de mim.
Marcadores:
mensagem do dia
"O mais difícil é descobrir a misericórdia, o amor."
Santa Terezinha diz: "Jamais senti tão bem quanto o Senhor é doce e misericordioso; Ele me enviou essa provação somente no momento em que tive a força para suportá-la..." Eu quero fazer minhas estas palavras de Santa Terezinha, devido as provações que tenho passado. Mas, apesar da provação, sinto-me amado por Deus.
Marcadores:
mensagem do dia
Para que servem as palavras?
Certa vez, encontrei-me com alguém a quem amo muito e havia muito tempo que não o via. Suas palavras, sábias e certeiras, fizeram-me ver a vida, naquele momento, sob um ângulo tão novo, que fui capaz de ceder às verdades profundas que me perturbavam o coração e minhas decisões.
Fiquei impressionado! Aquelas palavras acertaram-me em cheio! Entendi que a palavra, que está também em nós, é viva e, que se formos dóceis, poderemos – se as usarmos com sabedoria – dar vida às pessoas, como aconteceu comigo!
Atenção: cada palavra tem um valor! Nunca as diga por dizer!
Fiquei impressionado! Aquelas palavras acertaram-me em cheio! Entendi que a palavra, que está também em nós, é viva e, que se formos dóceis, poderemos – se as usarmos com sabedoria – dar vida às pessoas, como aconteceu comigo!
Atenção: cada palavra tem um valor! Nunca as diga por dizer!
Ricardo Sá - Canção Nova
Marcadores:
mensagem do dia
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Eliana Ribeiro - Força e Vitoria
Eliana Ribeiro, membro da comunidade Canção Nova, reza e canta a música "Força e Vitória".
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Como faço para abrir o coração?
Um coração não se torna aberto de um dia para o outro! Mas, se você deseja ter um coração assim, disponha-se para um exercício interior composto de uma única ação poderosíssima: Comece a dizer "sim" àquilo que você costumeiramente diria "não"; valerá a pena contrariar-se um pouco!
Lentamente, mas bem forte, você vai perceber a diferença, desfrutará de novas graças e talvez até faça novos amigos!
Comece já a fazer isso e depois me conte os benefícios!
Lentamente, mas bem forte, você vai perceber a diferença, desfrutará de novas graças e talvez até faça novos amigos!
Comece já a fazer isso e depois me conte os benefícios!
Marcadores:
mensagem do dia
Qual é a origem da Quaresma? (3)
A
Igreja sempre manteve a tradição de jejuar e fazer abstinência durante a
Quaresma, mas as normas se modificaram ao longo dos séculos.
Segundo a pesquisa do Pe.
Flader, as regras do jejum se tornaram muito estritas no século V: “Só se
permitia uma refeição, no final da tarde. A carne não era permitida, nem sequer
aos domingos. A carne e o peixe – e, em muitos lugares, os ovos e produtos
lácteos – eram absolutamente proibidos”.
O sacerdote recorda que, nas
igrejas orientais, ainda são seguidas regras similares: “Não podem comer
vertebrados ou produtos derivados de vertebrados, isto é, nem carne, nem peixe,
nem ovos, nem queijo, nem leite”.
No Ocidente, no entanto, as
normas mudaram. No começo, era permitido um pequeno lanche, depois o peixe foi
aceito e, finalmente, aceitou-se também a abstinência de carne apenas na
Quarta-Feira de Cinzas e às sextas-feiras. Além disso, os produtos lácteos
também foram permitidos.
Atualmente, os católicos jejuam
na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, abstêm-se de carne nestes
dias e em todas as sextas-feiras da Quaresma. O jejum, como definem os bispos
dos Estados Unidos, consiste em ter uma refeição completa e dois lanches.
Fonte: Aleteia
Qual é a origem da Quaresma (2)
A observância de um período de oração, jejum e esmola como
preparação para a Páscoa remonta à época dos Apóstolos, ainda que, durante os
primeiros séculos, se limitasse somente a poucos dias.
O Pe.
Flader observa que São Leão Magno (440-461) dizia sobre a Quaresma que “foi
instituída pelos Apóstolos” e que a Tradição sustenta que “sempre foi vivida
com uma maior atenção à vida de oração, jejum e esmola”.
“Nos
primeiros três séculos, o tempo de jejum se limitava a alguns dias, uma semana
quando muito”, afirma o sacerdote. “A primeira menção aos 40 dias foi no
concílio ecumênico de Niceia (325), mas no final do século IV o costume havia
se estendido amplamente, tanto no Oriente como no Ocidente.”
Com relação
à determinação da duração da Quaresma – 40 dias –, o sacerdote explica que se
refere aos “40 dias de jejum e oração que Cristo passou antes do começo da sua
vida pública”.
As igrejas
do Oriente e do Ocidente contavam os dias da Quaresma de maneira diferente,
pois no Oriente os fiéis eram eximidos de jejuar os sábados e domingos. Além
disso, a Quaresma durava um total de 7 semanas.
O Ocidente,
por outro lado, só os domingos eram isentos e a Quaresma durava 6 semanas. No
entanto, dessa forma, os dias de jejum somavam apenas 36, não 40. “Foi no
século VII – explica o Pe. Flader – que a Quaresma começou a ter seu início 4
dias antes, com a Quarta-Feira de Cinzas, de maneira que havia 40 dias de
jejum, como na atualidade.”
“Os
domingos não estão incluídos nos 40 dias”, esclarece.
Fonte: Ateleia
O que significa a palavra “Quaresma”?
A palava “Quaresma” vem do latim “Quadragesima”, em
referência ao “quadragésimo dia” antes da Páscoa. Nos idiomas de origem
germânica, são utilizados derivados do termo “Lencten” (primavera).
Nos idiomas provenientes do
Latim, o termo para designar este tempo de preparação para a Páscoa é
“quadragesima”. Por exemplo, em espanhol é “Cuaresma”, em português,
“Quaresma”, em francês, “Carême”, e em italiano, “Quaresima”.
Nos idiomas de origem
germânica, incluído o inglês (“Lent”), o nome dado à Quaresma vem de “Lencten”,
que significa “primavera”.
O sacerdote australiano do Opus
Dei John Flader, em seu livro "Question Time: 140 questions and answers
on the catholic faith" (“Hora das perguntas: 140 perguntas sobre a fé
católica”), escreve que o termo “Quaresma” se refere à estação em que o
Hemisfério Norte se prepara para a Páscoa e que acontece na primavera.
Ainda que isso não ocorra no
Hemisfério Sul, onde esse sacerdote australiano mora, ele observa que “este
continua sendo um termo apropriado, pois, se a Quaresma for bem vivida, ela
representa uma verdadeira primavera, um novo crescimento na vida espiritual”.
“Santo Agostinho – acrescenta –
escreveu que o tempo da Quaresma simboliza esta vida presente na terra, com
suas adversidades e tribulações, e que o tempo da Páscoa simboliza a alegria da
vida futura.”
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Pai Nosso
Pai Nosso,
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende Misericórdia de nós.
Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.
Abri nossos corações
à Vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o Bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em Vida e Alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amem.
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende Misericórdia de nós.
Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.
Abri nossos corações
à Vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o Bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em Vida e Alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amem.
Frase do dia
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Mateus 6,1
“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Mt 6,1).
Dinâmica - Em cada lugar uma idéia
Objetivo: Avaliar e fortalecer os laços afetivos dentro do grupo.
Material necessário: Papel ofício, hidrocor, tesouras, cola, papel metro e pilot.
Descrição da dinâmica:
1. Grupo em círculo, sentado.
2. Dar a cada participante quatro folhas de papel ofício.
3. Solicitar que numa das folhas façam o contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas um coração e uma cabeça, respectivamente.
4. Escrever no pé desenhado o que o grupo proporcionou para o seu caminhar. Escrever dentro da mão desenhada o que possui para oferecer ao grupo. No coração, colocar o sentimento em relação ao grupo. Na cabeça, as idéias que surgiram na convivência com o grupo.
5. Fomar quatro subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo (pés/mãos/coração/cabeça), discute as idéias expostas, levantando os pontos comuns.
6. Fazer um painel por subgrupo, utilizando todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos levantados anteriormente, de modo a representar:
* com os pés, a caminhada do grupo;
* com as mãos, o que o grupo oferece;
* com os corações, os sentimentos existentes no grupo;
* com as cabeças, as idéias surgidas a partir da convivência grupal.
7. Cada subgrupo apresenta seu painel.
8. Plenário - dizer para o grupo o que mais lhe chamou a atenção de tudo o que viu e ouviu.
Fonte: Projeto Crescer e Ser, publicado no livro “Aprendendo a ser e a conviver”, Margarida Serrão e Maria C. Baleeiro, ED. FTD, 1999.
Material necessário: Papel ofício, hidrocor, tesouras, cola, papel metro e pilot.
Descrição da dinâmica:
1. Grupo em círculo, sentado.
2. Dar a cada participante quatro folhas de papel ofício.
3. Solicitar que numa das folhas façam o contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas um coração e uma cabeça, respectivamente.
4. Escrever no pé desenhado o que o grupo proporcionou para o seu caminhar. Escrever dentro da mão desenhada o que possui para oferecer ao grupo. No coração, colocar o sentimento em relação ao grupo. Na cabeça, as idéias que surgiram na convivência com o grupo.
5. Fomar quatro subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo (pés/mãos/coração/cabeça), discute as idéias expostas, levantando os pontos comuns.
6. Fazer um painel por subgrupo, utilizando todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos levantados anteriormente, de modo a representar:
* com os pés, a caminhada do grupo;
* com as mãos, o que o grupo oferece;
* com os corações, os sentimentos existentes no grupo;
* com as cabeças, as idéias surgidas a partir da convivência grupal.
7. Cada subgrupo apresenta seu painel.
8. Plenário - dizer para o grupo o que mais lhe chamou a atenção de tudo o que viu e ouviu.
Fonte: Projeto Crescer e Ser, publicado no livro “Aprendendo a ser e a conviver”, Margarida Serrão e Maria C. Baleeiro, ED. FTD, 1999.
Mensagem de sua Santidade Papa Bento XVI para a quaresma 2012
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.
Mensagem de sua Santidade Papa Bento XVI para a quaresma 2012
Igrejas cheias
Igrejas
cheias são bonitas, mas
Se não tiver respostas na mudança do mundo, são só igrejas cheias
Se não tiver respostas na mudança do mundo, são só igrejas cheias
Se
as igrejas cheias não forrem resultado das mobilizações de construção de uma
nova sociedade, serão só igrejas cheias
Se as igrejas cheias não formarem jovens comprometido com os pobres e necessitados, serão só igrejas cheias
Se
as igrejas cheias forem só momentos de alegria, serão só igrejas baladas
Se
as igrejas cheias não gerarem comunidade, serão só igrejas cheias de massa
Se
as igrejas cheias não levarem os jovens ao radicalismo evangélico, serão só
igrejas cheias
Se
as igrejas cheias não transformarem a política e a sociedade, serão igrejas só
cheias
Se
as igrejas cheias não viverem a pobreza, serão só igrejas cheias
Se
as igrejas cheias não acabarem com as dores, serão só igrejas cheias
Se
as igrejas cheias não assumirem a dor, serão só igreja cheia
Se
as igrejas cheias não se preocuparem com as comunidades, serão só igrejas massa
Se
as igrejas cheias serem só igreja cheias, eu prefiro as igrejas pequenas...
Rodrigo da Silva
twitter.com/RodrigoPJoteiro
Assinar:
Postagens (Atom)














